Curso On-line e Gratuito:

Fortalecimento de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis a partir da compra institucional de alimentos

Objetivos do curso
SABER MAIS
A compra institucional de alimentos vem se destacando no cenário das políticas públicas de alimentação como instrumento capaz de fomentar a construção de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Considerando a importância do sistema alimentar, nós, do Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (ObASS), estamos lançando o curso: Fortalecimento de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis a partir da compra institucional de alimentos. O curso tem como objetivo estimular comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar. 
Público alvo: agricultores/as e suas organizações e a gestores de restaurantes institucionais. 

Esse curso é um espaço de articulação entre vários setores para garantir a continuidade das políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e promotoras de uma alimentação mais saudável e sustentável para a população!
Como funcionará o curso online?
SABER MAIS
1. O curso é ofertado a distância, utilizando um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle), onde ocorre todo o estudo e as interações entre os participantes. 

2. Organizado em três módulos de conteúdos teóricos, a estrutura do curso foi pensada de forma a apresentar os conteúdos pertinentes e necessários para a instrumentalização de agricultores/as e suas organizações e de gestores de restaurantes institucionais para a venda/compra de alimentos. Na proposta metodológica deste curso, você será o principal agente do seu processo de aprendizagem.

3. É responsabilidade do participante o acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem para realizar o estudo. A equipe do projeto estará disponível para tirar dúvidas e auxiliar os participantes.

5. Serão emitidos certificados para os participantes que finalizarem o curso.
Quem pode participar?
SABER MAIS
O curso é direcionado a vendedores e compradores institucionais de alimentos. No caso dos responsáveis técnicos da alimentação, é dirigido aos nutricionistas e/ou gestores do restaurante; e no caso dos agricultores/as, é dirigido as suas organizações.
Estudantes e outros interessados também podem participar, mas a inscrição estará condicionada ao número de vagas e a confirmação.
Como fazer minha inscrição? 
SABER MAIS
O sistema de inscrição do curso é da UFSC e necessita um cadastro prévio. O cadastro é importante para vincular os sistemas e para a emissão de certificados. 
O link de inscrição está disponível ao final desta página.
Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail: redesustenta.obass@gmail.com

Datas e prazos
SABER MAIS

Inscrições: As inscrições iniciam no dia 12/11 e vão até o dia 31/01/2019.
Curso: O curso iniciará no dia 03/02/2020 com o primeiro módulo. O segundo módulo terá início no dia 17/02/2020 e o terceiro no dia 09/03/2020.
O curso deverá ser finalizado até o dia 20/03/2020.  

ESTRUTURA DO CURSO

MÓDULO 1: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

O Módulo 1 tem como objetivo discutir os impactos da produção e consumo de
alimentos no cenário atual e os reflexos para o ambiente e para a saúde. Pretendemos
a partir do exposto gerar um diálogo e reflexão também em nível local, de acordo com as próprias experiências dos participantes.

MÓDULO 2: A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS NO BRASIL

Com o Módulo 2 pretendemos que os participantes conheçam alternativas relacionadas à produção de alimentos que, se estimuladas, vão auxiliar no enfrentamento dos problemas e na consolidação de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

MÓDULO 3: MERCADO INSTITUCIONAL E A OPERACIONALIZAÇÃO DA COMPRA PÚBLICA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Com o terceiro módulo, propomos discutir estratégias para fortalecer o mercado institucional como um agente promotor de sistemas alimentares saudáveis e
sustentáveis e instrumentalizar os participantes para a efetivação da compra/venda institucional. Queremos que os participantes reflitam sobre a inclusão das estratégias apresentadas na sua realidade, bem como compartilhem outras já implementadas e vivenciadas.

Inscrições encerradas!

Se você fez sua inscrição, clique no botão abaixo para acessar o curso:

Sobre o ObASS:

Somos uma rede de professores, estudantes e profissionais interessadas em compartilhar, discutir, estabelecer e fortalecer relações direcionadas à promoção de uma alimentação segura, saudável e sustentável, pautada na soberania e segurança alimentar e nutricional, no nível individual e coletivo, público e privado...Para todos.

Nosso grupo trabalha junto desde 2009, na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolvemos projetos de pesquisa, ensino e extensão que englobam diferentes campos do conhecimento. 
Sentimos a necessidade de ampliar nossas reflexões. De fazer nossas pesquisas e discussões chegarem a um maior número de pessoas. Fazer a ciência chegar até a comunidade. Assim, criamos o Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável - ObASS.

O Curso Fortalecimento de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis a partir da compra institucional de alimentos é uma realização do Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (ObASS), coordenado pela profª Suzi Barletto Cavalli do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
O curso é um dos produtos do projeto “Oferta de alimentos saudáveis em instituições públicas: instrumentalização de responsáveis técnicos dos serviços de alimentação e agricultores/as familiares para aquisição sustentável de alimentos”, executado com apoio financeiro da Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016. 

Equipe ObASS responsável pelo projeto na UFSC:
Suzi Barletto Cavalli
Suellen Secchi Martinelli
Panmela Soares
Rafaela Karen Fabri
Rayza Dal Molin Cortese
Gabriela Vieira 

Esperamos que esse curso seja um espaço de articulação entre vários setores e que contribua para o fortalecimento de políticas públicas promotoras da agricultura familiar e de uma alimentação mais saudável e sustentável.